Nenhum sistema está seguro...

O objetivo deste site é o de gerar conhecimento na área Forense, Jurídica e tecnologica.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Desbloquear o bootloader e Instalar o TWRP no Moto G5

Pequeno roteiro para lograr êxito em desbloquear e instalar o TWRP


Este artigo tem o seu maior foco voltado para instalação do TWRP, partindo do princípio que este é o maior entrave para customização do aparelho. 




A necessidade parte aos que necessitam customizar o seu smartphone, seja para rodar algum jogo, seja para utilizar funções que restritas do aparelho, isto porque o fabricante molda seus aparelhos para garantir que ninguém altere as funções de fábrica e cause algum tipo de defeito. Vale ressaltar que os procedimentos abaixo podem danificar o aparelho por este motivo o ônus de quem seguir este artigo é do próprio leitor. 

Quais dificuldades eu tive? 

Primeiro: Após efetuar o desbloqueio do bootloader, tentei rodar o comando: adb devices e nada... não apareceu informações sobre o aparelho, então eu fiquei no escuro. Observe, rodar este comando era importante porque como pode ser visto na imagem abaixo, ao tentar fazer o upload do TWR uma mensagem de erro era exibida. 

Veja a imagem abaixo: 

Erro no envio do TWRP



Erro ao solicitar informações do dispositivo


PRE-REQUISITOS 


  1. Seu dispositivo deve ter um gerenciador de inicialização desbloqueado, o bootloader.
  2. Faça a instalação dos drivres USB Motorola em seu PC.
  3. Use o SDK do Android, use o pacote autônomo ADB e Fastboot.
  4. Faça o Backup seu Moto G5 completamente, atente-se que um dado momento será feito o backup interno do sitema.
  5. Carregue o seu telefone para pelo menos 80%. Isso garantirá que o dispositivo não se desligue de repente no meio do processo.



Visto até aqui, é possível constatar qual alternativa pode ser adotada, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Siga os passos logo abaixo.

1 -  Faça o desbloqueio do bootloader:

Certifique que o backup seu aparelho esteja finalizado; 

Antes de desbloquear o aparelho, com ele ligado, vá até configurações -> sobre o dispositivo, navegue na tela até a opção descrita como ->NUMERO DA VERSÃO e comece a dar vários toques até que apareça uma mensagem: "Você já é um desenvolvedor". Algo deste tipo.  

1.2 - Desligue o aparelho;

1.3 - Pressione o botão de volume para baixo seguido do botão power até aparecer uma tela preta com várias informações;



1.4 - Neste momento, é necessário que os drivres da motorola estejam instalados no PC.

1.5 - Conecte o cabo e digite os comandos abaixo, veja que você precisará abrir o Arquivo baixado no pré-requisito passo 3. Abra o explorer (gerenciador de arquivos) e na barra de endereço, no local que foi descompactado, digite: cmd


Vai abrir esta tela acima, digite o comando: mfastboot oem get_unlock_data

1.6 -  O circulado em vermelho é o código que será digitado na pagina da motorola, siga os demais passo indicado na página da própria motorola;



Essa parte em laranja destacada como número um é para identificar o campo que será necessário preencher após extrair o código no passo 1.5, que por via de regra irá enviar um email com um novo código que será digitado como na saída abaixo: 





continua...
















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate

  Relatório Técnico: Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate e Medidas de Mitigação Introdução Nos últimos anos, as vulnerabi...