Rascunho
Resumo
A VPN (Rede Privada Virtual), é uma rede privada construída sobre uma infraestrutura de rede pública, ou seja, a internet. Ela é pode ser utilizada para unificar redes locais entre duas estrutura separadas geograficamente; a matriz de um supermercado na Bahia ao estabelecer a conexão através da internet com a filial de distribuição logística em São Paulo, usará todos os recursos locais (Circuito de Câmera, Aplicações Web, Auditoria Interna de Computadores em rede) como se estivesse conectada através de um switch local via cabo de rede. Tudo isto usando uma criptografia de alto nível. Por exemplo.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Uma matriz precisa se conectar à rede local de sua filial e acessar o servidor de APLICAÇÃO WEB,
Neste contexto, o exposto a seguir terá o intuito de reproduzir tais diretivas e demandas utilizando o roteiro e ferramentas a seguir.
Cenário:
Dois hosts, um CentOS 7 como Servidor (OpenVPN) e o Ubuntu como Cliente.
O propósito deste artigo é estabelecer uma conexão segura VPN entre dois hosts remotos fazendo com a aplicação Web (Apache) funcione local mente em outro sítio via internet.
Os IPs da rede podem sofrer alterações, mas o esquema utilizado será este:
Três redes:
Rede A - 172.16.0.0/24 (sugestão)
Rede B - 192.168.1.0/24 (sugestão)
Rede VPN - 10.0.0.0/24 (sugestão)
Descrições dos hosts:
Host A - Centos 7
Endereço Rede A: 172.16.0.X
Endereço Rede VPN: 10.0.0.X
Servidor OpenVPN.
Servidor Web - O serviço será acessado via rede VPN no Host B pela rede 10.0.0.0/24.
Host B - Ubuntu 16
Endereço Rede B: 192.168.x.x
Endereço Rede VPN: 10.0.0.x
Cliente OpenVPN do Host A.
Layout da Rede:
FUNDAMENTAÇÃO
Cresce as necessidades em acompanhar, criar e estabelecer as tendências, seja elas de pequeno porte, médio ou grande. No mundo dos negócios estar preparado tecnologicamente é um fator decisivo para alavancar quais quer investimentos e a importância da conectividade entre matrizes e filiais representa o ponto mais crítico, afinal, a matriz e a filial possuem uma vinculo de coexistência, a filial é compelida em estar fornecendo um fluxo de informações contínuas sobre indicadores de desempenho, comandos de investimentos e aprimorando a gestão do conhecimento (KM - Knowledge Management).
OBJETIVO
Como já explanado acima, visto as necessidades e importâncias em usar a tecnologia a favor do crescimento dos negócios, ao fim deste artigo, o leitor mesmo sendo leigo, terá o entendimento sobre como funciona uma VPN, o porquê de usá-la e quais os meios para colocá-la em prática. Com um pouco de habilidade, é possível reproduzir este mesmo cenário.
METODOLOGIA
Para conseguir êxito nos passos deste artigo, foram utilizadas algumas ferramentas, é imprescindível ter noção de diretórios linux (manipulação, de arquivos, partições e métodos de instalação utilizado pelo linux). Ademais, segue a lista de softwares utilizados:
- Notebook utilizado: Acer Aspire F5-573G - 16G RAM - 2T HD - i7 - GeForce 940MX 4Gb;
- Um adaptador wireless;
- Uma internet cabeada e outra 3G (o modem pode ser colocado direto no notebook ou roteado/smartphone);
- VMware® Workstation 12 Pro;
- ISO do CentOS 7 e ISO Ubuntu 16;
- Este projeto está sendo aplicado no momento de sua publicação.
O leitor que for produzir este projeto em casa, pode alterar ao seu gosto os requisitos supracitados, porém não há garantia que irá funcionar, o hardware usado pode ser dois computadores físicos, que dispensaria o uso de uma Virtualização dos Sistemas Operacionais.
Os links postados aqui são de terceiros e foram encontrados na internet, está sob sua responsabilidade, há apenas indicação do local onde pode ser encontrado, mas não há garantia sob sua disponibilidade. Além disso, cabe ao usuário, checar a existência de qualquer malware.
- Passo 1 - Instale a VMware Link Mega
- Passo 2 - Baixe os dois Sistemas operacionais
Ubuntu 16 Link
O presente artigo não abordará os procedimentos para instalação dos sistemas operacionais, estas informações podem ser encontradas facilmente no youtube, underlinux, vivalinux e demais sites.
Passo 3 - Instale os dois sistemas operacionais (S.O.);
Obs.: CERTIFIQUE-SE DE ESTAR COM INTERNET FUNCIONANDO NOS DOIS SISTEMAS.
Adendo: Neste projeto, foram setados 10Gb para cada S.O.
Passo 4 - Após instalado, iniciaremos com o CentOS7.
Todos comandos utilizado aqui, estarão em negrito e subilinhado.
4.1 - Abra o terminal de comandos
4.2 - Digite e confirme: yum update
4.3 - Digite: gedit etc/rc.local
EM CONSTRUÇÃO...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir