Nenhum sistema está seguro...

O objetivo deste site é o de gerar conhecimento na área Forense, Jurídica e tecnologica.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Restaurando o MBR do Windows7

O arranque de um sistema PC segue os seguintes passos: POST (Power On Self Test, um pequeno teste de intercomunicação dos componentes da motherboard), aquisição dos dados do BIOS e reprogramação do suporte E/S, e seguidamente é lida o primeiro sector (MBR) do 1º disco do 1º canal da controladora (por exemplo, IDE ou Sata 0/Master).

MBR é abreviação de "Master Boot Record". Ao comprar um novo HD, você precisa primeiro formatá-lo antes de poder instalar qualquer sistema operacional.

Os programas de particionamento salvam o particionamento na tabela de partição, gravada no início do HD. Esta tabela contém informações sobre o tipo, endereço de início e final de cada partição. Depois do particionamento, vem a formatação de cada partição, onde você pode escolher o sistema de arquivos que será usado em cada uma.
Ao instalar o sistema operacional, é gravado mais um componente: o gerenciador de boot, responsável por carregar o sistema durante o boot.

A inicialização do sistema operacional pode ser afetado causado por alguma aplicação como a de um vírus, um erro de algum aplicativo executado no windows, um desligamento incorreto. Portanto logo mais, tem uma das ações que pode ser aplicada. "A restauração do MBR". 

Sintoma do Problema: Sistema Operacional não inicializa (Reinicia a todo momento).

Procedimento sugerido: Restauração do MBR.

Grau de complexidade numa escala de (1 a 5) aplicação: 3 

Passo a passo para recuperar as informações deste setor. Este procedimento aplica-se no windows7, não foi testado em outro sistema operacional. Para tal, é necessário ter um disco de instalação do Windows7 ou faça um DISCO DE RECUPERAÇÃO a partir de um outro computador que tenha o windows7 instalado.



Abra o prompt dos, siga os passos para identificar em qual unidade está o arquivo "bootsect" depois de encontrar, execute o comando:  bootsect /nt60 SYS /mbr

Para ilustrar melhor, vai aí uma vídeo aula de um passo a passo. O caso do vídeo tem um cenário diferente, mas também pode ser aplicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate

  Relatório Técnico: Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate e Medidas de Mitigação Introdução Nos últimos anos, as vulnerabi...