Nenhum sistema está seguro...

O objetivo deste site é o de gerar conhecimento na área Forense, Jurídica e tecnologica.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conseitos Básicos de Redes [Rascunho]

Estou fazendo este artigo, pensando naqueles que estão tendo contato pela primeira vez com Rede e precisa dela para desenvolver os seus trabalhos. Falarei de assuntos bem básicos, e também de alguns termos avançados  sem fugir do escopo principal.

O que é necessário para uma comunicação em rede?

Primeiro, vamos fazer uma analogia: O que é necessário para duas pessoas conversarem? - É preciso que estas duas pessoas falem a mesma língua (use o mesmo protocolo de comunicação), ou seja, a língua portuguesa. Da mesma forma, uma rede para se comunicar precisa usar uma linguagem padrão (um protocolo para comunicação), que neste caso pode ser o TCP/IP (protocolo mais difundido atualmente). Temos o exemplo da língua Inglesa que é ensinada como idioma mundial, portanto, voltando para o mundo tecnológico, temo o TCP/IP que foi adotado como protocolo de comunicação universal para que os computadores comunicassem em rede, seja ela uma rede local, intranet, extranet ou internet. 

Com base nas afirmações, podemos expor que uma rede passa a ser formada a partir de dois ou mais computadores. Para interligá-los é necessário algum equipamento, neste caso um switch, um HUB, roteador, ponto de acesso wifi; salvo quando a rede é feita apenas por dois computadores. Em um cenário deste, é usado um cabo de rede específico denominado cabo crossover. mas hoje não há mais a necessidade do uso deste cabo cross, isto porque as placas atuais já faz a inversão (troca automática de pares), esta tecnologia é denominada de: (MDI-X). Mesmo assim, o cross ainda é usual em alguns computadores com placas de redes antigas.

Veja este vídeo ensinando a fazer um cabo cross:



Esquema  Cabo Crossover:

PS.: Se você quiser apenas crimpar um cabo normal, para interligar num concentrador (switch) faça da mesma forma do exemplo supracitado, com a diferença apenas que as duas pontas têm que está iguais, com as mesmas cores.

Para interligar mais de um dispositivo (computador ou portáteis), é necessário certos equipamentos como um HUB, Switch, Roteador ou um Ponto de Acesso (Roteador Wireless). O Switch é uma evolução do Hub, porque os HUBs entraram em descontinuação. A diferença típica a grosso modo é bem simples: o  HUB é burro e o Switch é inteligente. O HUB faz apenas a amplificação do sinal elétrico, não interpreta e nem sinaliza o protocolo TCP/IP. Para ficar claro, há situações que o uso do HUB deixa a rede mais rápida, isto quando a rede é constituída de três a cinco computadores, mais que isto, torna-e inviável por conta dos colisões no tráfego da rede. Em síntese, o HUB manda informações para todos os computadores até acertar para quem se destina, isso a larga escala causa um latência muito grande na rede. 

Saiba também que é prérequisito ter noções sobre o modelo de referência OSI e TCP/IP para entender a dinâmica da comunicação em rede. Entenda que o termo: Modelo De Referência (OSI ou TCP/IP) é basicamente um conjunto de regras e rotinas usado como padrão internacional para que os fabricantes desenvolvessem soluções capazes de interagi entre si. 

Breve comentário sobre os modelos de referência:

[...]

É comum e normal as pessoas generalizar afirmando que a palavra "Hub" significa um aparelho usado para rede, entretanto, a expressão "HUB" vem do Inglês e neste caso, significa: ponto central ou melhor dizendo ponto de conexões, portanto, existe Hub de Aviões, Hub USB, Hub de Rede. Num caso verídico, um cidadão vai em uma loja comprar um "HUB USB" e:


Ele diz: Quero HUB USB
Ela (Vendedora): Tenho vários!
Ele: Quero levar um.
- Então ela vai até uma pilha cheia de Swith's de Rede e diz com toda convicção: Tenho este, o Sr. irá utilizar para ligar na internet?
Ele responde: Não, quero um Hub USB!
Ela diz: Isto não existe, o senhor deve está confundindo!
- Ele então, ao olhar para prateleira no fundo da loja, vê, o bendito "HUB USB".
Ele diz à vendedora: Está vendo o que está escrito na em embalagem? Está escrito: HUB USB. Observe, a caixa do suposto "hub" que você queria vender, está explicito que é um switch, está nítido na própria embalagem e no equipamento.
Moral da história, a vendedora mesmo após ver que existia o bendito "HUB USB", não se conformou ao notar que o termo "Hub" é designado a mais de uma aplicação específica. Veja a diferença neste artigo.

Como já citado, numa rede usa-se o protocolo TCP/IP, que constitui-se (basicamente falando) de algumas informações, como pode ser visto logo abaixo:

Endereço IP (Protocolo de intercomunicação)

Como Alterar o IP no Windows
Precione a Tecla -> Windows+R -> Digite: ncpa.cpl -> no ícone de computador (azul) clique com o botão direito do mouse em PROPRIEDADE -> Na nova janela, procure na listagem por TCP/IP versão IPv4 e clique duas vezes, você verá a janela da figura abaixo. 

- Refere-se a identificação do computador na rede interna.


(...)

Endereço da Mascara de Sub Rede

 -A mascara de SubRede, é usada para determinar quantos computadores se comunicarão na rede.
No exemplo da figura logo acima, está setado uma faixa de IP:
192.168.0.2 e tua Máscara de Subrede está definida como 255.255.255.0
Portanto, podemos chegar a seguinte conclusão: 
Esta é uma rede que terá 254 computadores e será definida como sendo /24. O seu endereço de rede é: 192.168.0.0/24 indo a 192.168.0.1 a 192.168.0.254.
Notação da Classificação das sub-redes: 
As duas figuras e o trecho grifado de amarelo foi retirado do site: Julio Batisti - TCP/IP artigo 7 

Número de bits Máscara de sub-rede
08 255.0.0.0
16 255.255.0.0
24 255.255.255.0

Uma máscara de 8 bits significa que todos os bits do primeiro octeto são iguais a 1; uma máscara de 16 bits significa que todos os bits do primeiro e do segundo octeto são iguais a 1 e uma máscara de 24 bits significa que todos os bits dos três primeiros octetos são iguais a 1. Este conceito está ilustrado na tabela a seguir:



Tabela: Exemplos de máscara de sub-rede. 
Máscara Número de equipamentos na rede
255.255.255.0 254
255.255.0.0 65.534
255.0.0.0 16.777.214

Endereço de Gateway

- O gateway, é usado para instruir ao computador que há um concentrador de tráfego, ou seja, um roteador que gerencia a rede.

Endereço de DNS

- O DNS, é responsável em transformar os nomes em números, como o computador interpreta apenas números. E por conveniência, não temos memória para gravar os números e sim os nomes, portanto é mais fácil digitar: www.google.com.br do que 74.125.234.56. Faça um teste e digite estes números na barra de endereço. Cada operadoras de internet dispõem do seu, se tua internet é do velox, então será um DNS específico, senão será outro, entretanto, tem alguns que é de uso geral para acessar a internet: 8.8.8.8 e o 8.8.4.4. Na tua rede não usa internet, então basta deixar este campo em branco.


Para uma rede ser bem elaborada (rede comercial), não basta apenas saí colocando qualquer endereço IP. É necessário um planejamento

Continua...


[Contribua e explane a sua dificuldade ou o que deseja ser visto neste guia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate

  Relatório Técnico: Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate e Medidas de Mitigação Introdução Nos últimos anos, as vulnerabi...