Nenhum sistema está seguro...

O objetivo deste site é o de gerar conhecimento na área Forense, Jurídica e tecnologica.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

MikroTik RouterOS SMB Buffer Overflow

1. Descrição da Vulnerabilidade

MikroTik, empresa Letã fundada em 1996 para desenvolver roteadores e sistemas ISP sem fio. Atualmente ela fornece hardware e software para conectividade com a Internet na maioria dos países ao redor do mundo. Com sistema operacional independente, O RouterOS, baseado no kernel do Linux v3.3.5, é um sistema embarcado e fechado. 
Um estouro de buffer foi encontrado no serviço Mikrotik RouterOS SMB ao processar mensagens de solicitação de sessão NetBIOS. Há suspeita que esta vulnerabilidade era conhecida pelo comunidade Hacker desde de 2012. Os invasores remotos com acesso ao serviço podem explorar essa vulnerabilidade e obter execução de código no sistema.
O estouro ocorre antes que a autenticação ocorra, portanto, é possível que um invasor remoto não autenticado o explore.

2. Pacotes Vulneráveis

  • Todas as arquiteturas e todos os dispositivos que executam o RouterOS antes das versões 6.41.3 / 6.42rc27

3. Informações do Fornecedor, Soluções e Soluções Alternativas

  • MikroTik lançou a versão 6.41.3 do RouterOS [ 1 ] que corrige o problema relatado.
  • A solução sugerida pelo MikroTik no caso de não ser possível instalar uma atualização consiste em desabilitar o serviço SMB.

4. Créditos

Esta vulnerabilidade foi descoberta e pesquisada por Juan Caillava e Maximiliano Vidal da Core Security Consulting Services. A publicação deste comunicado foi coordenada por Leandro Cuozzo da Equipe de Recomendações Essenciais.

Créditos: 
https://www.cvedetails.com/google-search-results.php?q=mikrotik&sa=Search
https://www.coresecurity.com/advisories/mikrotik-routeros-smb-buffer-overflow
https://www.cvedetails.com/cve/CVE-2018-7445/

domingo, 5 de agosto de 2018

Identificando e Prevendo Fraudes no Mercadolivre

Por: Thiago Alvarenga


Tema: Vendi um notebook, enviei e não recebi o valor do Mercado Livre.

Veio ao meu conhecimento, a notícia de uma fraude usando ML (Mercado Livre). Na situação em questão, foi anunciado um notebook no Mercado Livre e a vítima respondeu a mensagens pelo campo de perguntas e respostas, a fraude aconteceu por que o indivíduo aproveitou de um usuário inexperiente. O ML recomenda que toda transação e tipo de contato seja feita através de sua plataforma. Neste contexto, apesar do ML ter um algoritmo de verificação e uma política rígida para garantir que toda negociação ocorra dentro de sua plataforma, neste episódio, isto não ocorreu porque o texto era totalmente fora dos padrões de um e-mail. Veja logo abaixo.

Etapas até a finalização da FRAUDE:

1. A vendedor anunciou o produto.

2. Um suposto comprador com  cadastro ativo no Mercado Livre postou a seguinte mensagem: 

Olá,, ainda esta disponivel este Aparelho ?? Se tiver completo com tudo funcionando em perfeitas condiçoes normalmente eu fico com ele, poderia me mandar algumas fotos para mostrar e tirar algumas duvidass??? dvdalx18 (a) gemeio, cm (subilinhado e grifado para melhor interpretação) aguardo o retorno, At

3. O vendedor motivado em interagir e garantir a venda, vale frisar que por falta de experiência, identificou que:  dvdalx18 (a) gemeio, cm  era o email dvdalx18@gmail.com e enviou mais fotos. 


4. O Vendedor recebe no dia seguinte, uma suposta informação que o seu produto foi vendido com sucesso. 



Email falso - Figura 1


Neste passo, é sábio atentar-se que há vários erros de concordância, o texto não tem vírgulas para separar as orações. 


5. Após trocar emails com o suposto comprador, o vendedor envia o produto para o endereço do comprador, arcando com todas despesas de envio. 

ANÁLISE DA FRAUDE

1. É necessário atentar-se para detalhes básicos, isto impedirá que fatos como estes não ocorram mais. 

"Assegure que você esteja fazendo uma negociação pela internet em um site cuja o domínio esteja hospedado no brasil, terminado em (.br) e procure informações sobre este site na internet. Por exemplo". 


2. Antes de negociar qualquer coisa na internet, procure saber pelo menos o que é um domínio, para que serve e o que significa cada parte dele, tenha certeza de usar uma internet confiável para digitar senhas de banco, procure sempre as páginas com o ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador o https, mas não se limite em olhar este certificado, veja se ele tem alguma referência com o respectivo site.



Em vias normais e básicas, o domínio da internet é um nome dado em um espaço dentro da internet, é o mesmo que alugar uma casa, fazendo uma analogia. Desta  forma, vamos nos perguntar: 

O que identifica uma casa no espaço que nos cerca?

O seu terreno localizado geograficamente, assim como o domínio está localizado geograficamente dentro da internet vinculado à empresa que foi contratada.

Alguém pode perguntar o que é uma casa?

A casa é uma edificação, com localização geográfica, usada para abrigar pessoas, objetos com finalidades de moradia ou comerciais. 

E alguém pode perguntar, o que é um domínio?

Em termos práticos, é um nome adquirido na internet, com finalidades comerciais ou pessoais.

Sob este ponto de vista, uma casa precisa ser comprada assim como um domínio. A casa precisa ser mobiliada, um domínio também precisa ser hospedado, ou seja, ter uma localização no mundo virtual cuja este domínio é registrado com várias páginas (conteúdo) que moldam as suas características. Dentro do domínio ainda existe os subdomínios, é o mesmo que construir outra casa formando um sobrado ou edifício. 

Nesse sentido, por mais que você comprou e pagou uma casa, é necessário pagar os impostos ao governo, caso contrário, ela não será mais sua. Isto posto, em um domínio também acontece isto e cada domínio comprado poderá ser colocá-lo a venda novamente na falta de pagamento. Vale salientar que o domínio pode ser registrado por um ou mais anos. 

Exemplo de um domínio, subdomínio e páginas:

domínio:
minhacasa.com.br
  
subdomínio:
casa2.minhacasa.br

Páginas:
minhacasa.com.br/contato.html

casa2.minhacasa.com.br/contato.html

O texto antes do (.) é denominado de subdomínio e tudo que está após a barra ( / ) representa páginas de internet. 

Agora surge uma dúvida, alguém precisa enviar uma correspondência para uma suposta residência e para que isto ocorra, é imprescindível que a pessoa tenha em mãos o CEP.  Invertendo as situações, surge a necessidade de enviar uma mensagem para o um domínio (uma empresa com o domínio registrado ou pessoa trocando correspondências), ela precisará saber o nome da pessoa e respectivamente, o seu domínio. Como evidenciado, um e-mail está associado ao domínio e para o domínio sugerido neste artigo como ficaria?

Simples: meu-mail@minhacasa.com.br

Ademais, saiba que um domínio também pode ser expressado da seguinte forma: 

minha-casa.com.br

Veja que em ambos os exemplos, cada domínio é único e  está atrelado a um CPF ou um CNPJ, então caso alguém já tenha registrado, não é possível outra pessoa registrar. Isto é óbvio, mas muitas pessoas acabam esquecendo deste detalhe. 

Agora que o tema "domínio" é um assunto mais tranquilo para atender, há outros fatores para se preocupar. 

Neste raciocínio, seguindo a analogia da casa, alguém pode pintar uma casa igual a sua, colocar o mesmo portão e janelas, número da casa e fachada comercial, tudo isto para confundir e aplicar golpes. Tratando-se de uma casa comercial, um desavisado pode acabar fechando um negócio em uma empresa de fachada e sair prejudicado, por isto, antes de negociar qualquer coisa na internet, é preciso checar o CNPJ para saber se a empresa em questão está no local adequado e se outros fatores sócio econômicos condizem com a empresa em questão. 

Voltando ao tema do "domínio", o mesmo ocorreu no caso deste artigo, por um descuido, a vítima confundiu-se e não soube distinguir os conceitos básicos de um domínio e identificar a propriedade do domínio em questão (o mercadolivre). Ademais, a Figura 1 deste artigo, está indicando um domínio com o mesmo nome do Mercado Livre, entretanto, com os desdobramentos dos fatos a seguir, verás que esta informação não é verdadeira.


Domínio Falso do Mercado Livre - Figura 2



Observe que o sublinhado em vermelho denota um domínio que tem o mesmo nome e características para atrair a confiança de sua vítima. Atente-se que nos parágrafos anteriores foi explanado de forma análoga, que é possível alguém pintar uma casa, usar a fachada igual a uma casa comercial de confiança passando-se por uma empresa idônea, induzindo a vítima ao erro. Destarte, há meios para coibir este tipo de conduta, melhor dizendo, não cair nesta ou outras armadilha. Veja a seguir: 

O domínio falso: mercadolivre-suportecomprador.com   

Como saber se este domínio é verdadeiro?

Simples, acesso o site  a seguir ou busque no google por: find whois

No exemplo abaixo será feito usando o site: http://whois.domaintools.com

Ao informar o site falso, foi retornado a seguinte mensagem: 


Consulta Whois - Figura 3


Observando e analisando campo a campo: 

Campo - 1
Descreve os dados da empresa responsável em registrar o domínio, neste caso o Google. Será que o Google falsificou um domínio? Claro que não! Isto Demonstra que o Google apenas serviu para registrar o domínio que futuramente seria utilizado para a prática do crime. 

Campo - 2
Descreve que o domínio foi registrado e encontra-se devidamente ativo, funcional. 


Campo - 3 
Descreve a data  que o registro foi feito, ou seja, a data que o registro foi pago e adquirido pelo Google, ou seja, em 13 de Junho de 2018 com validade de um ano. 


Campo - 4 
Descreve para o local onde está sendo apontado os servidores de email e hospedagem, neste caso, os próprios servidores da Google. Tal servidores podem ser de locais diferentes, o uol, locaweb e outros, por exemplo. 


Campo - 5 
Este campo seria o campo com os dados da empresa, neste caso os dados de endereço do mercado livre e outros dados de pessoa jurídica. 

Agora, será mostrado os dados de uma consulta à pagina do mercadolivre para que seja comparada. 


Consulta whois válida do mercadolivre - Figura 4
                             

Um domínio válido retornará informações diferenciadas ao domínio falso.  

Campo - 0 e Campo - 1
Demonstra os dados da propriedade do site, assim como a ultima alteração feita no mesmo. 

Campo - 2
Descreve a razão social do site, ou seja, o nome informado na junta comercial na abertura da filial aqui no Brasil. 


Campo - 3
Informa os dados dos servidores de email e domínio, onde eles estão hospedados que neste caso, no próprio domínio do Mercadolivre.

Campo - 4
Descreve a data de criação do site e quando precisará renovar.


Campo - 5
Informa os dados do administrador que registrou essas informações, normalmente, empresas de grande porte deixa o email do Gestor de TI.


Na figura 5 abaixo é mostrado um email com válido com o domínio válido, exemplo que pode ser usado como base quando uma venda for finalizada.



Email exemplo enviado pelo ML em uma venda - Figura 5


Sendo assim, pode ser constatado que não é difícil buscar informações e evitar futuras dores de cabeça. 

Ponto de atenção: premissa, nunca envie nenhuma informação de sms ou qualquer informação pessoal para ninguém. O Mercado Livre solicita estas informações de SMS em algumas rotinas para recuperação da sua conta. Tenha cuidado e 100% de certeza que estas informações estão estritamente envolvendo uma recuperação legítima. Na dúvida, tente entrar em contato com o Mercado Livre. 

Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate

  Relatório Técnico: Análise da Vulnerabilidade CVE-2024-23113 no FortiGate e Medidas de Mitigação Introdução Nos últimos anos, as vulnerabi...